Moradia estudantil: por que este é um grande investimento? - Imobiliária em Maringá: Imóveis prontos e na planta à venda, lançamento A. Yoshii | Administração e aluguel de imóveis residenciais e comerciais. - Minha Conta

Moradia estudantil: por que este é um grande investimento?

09/05/2024

Se você está buscando opções de investimento, a moradia estudantil se mostra um negócio promissor!

Abrigando a sexta melhor universidade estadual do Brasil, a UEM (Universidade Estadual de Maringá), Maringá abre portas para um grande formato de investimento: o de moradia estudantil. Apesar de ser ainda pouco explorado, o investimento em residenciais estudantis ou student living, como é conhecido no exterior, chama a atenção.


O motivo? Esse tipo de imóvel geralmente conta com baixas taxas de vacância e proporciona uma maior previsibilidade das receitas de locação. Que tal entender mais sobre esse formato de investimento e saber como a Opção Imóveis pode te ajudar? Continue lendo as próximas linhas!

O boom do mercado em relação a moradia estudantil

Nos últimos meses o mercado imobiliário parte da sua atenção para as moradias estudantis. A empresa Uliving, por exemplo, afirmou que planeja investir mais de R$ 450 milhões entre 2025 e 2028 neste tipo de moradia. E não pense que ela é a única! Muitas outras estão com esse mesmo foco e já começaram a se movimentar.


Todo esse aquecimento se dá, sobretudo, pelo alto número de novos estudantes buscando por vagas em universidades e de estrangeiros escolhendo o Brasil como polo de ensino.

Quais as vantagens de investir em moradia estudantil?

Falar em moradia estudantil é algo ainda bastante abstrato, afinal, a primeira coisa que as pessoas pensam é em pensionatos e naquelas tradicionais repúblicas. Ou seja, casas ou até pequenos prédios de quitinetes, localizados nas redondezas das universidades, onde vários estudantes moram juntos e compartilham suas despesas.


Entretanto, esse formato não deve ser levado como regra de moradia estudantil, afinal, existe uma parcela importante de alunos que não é atendida por ela. Neste ponto, vemos principalmente o público que se muda de uma cidade para outra para sua jornada acadêmica.


Assim, podemos dizer que quem investe em imóveis pelas redondezas de universidades se beneficia de uma constante procura, afinal, ao menos duas vezes ao ano o mercado se aquece com a chegada de novos estudantes. Portanto, não se costuma demorar o retorno sobre o investimento.


Outra vantagem importante se dá pela longevidade de contratos. Normalmente, o estudante procura um único lugar para permanecer por toda a sua jornada acadêmica. Além disso, ainda é possível fazer parcerias com as universidades da região, garantindo uma indicação segura e eficaz de novos moradores.

O que considerar na hora de investir?

As vantagens são bem atrativas, não é mesmo? Mas, antes de dar qualquer passo, é importante seguir algumas dicas, tais como:


  • Procure por imóveis nas redondezas das principais universidades da cidade (UEM e Unicesumar são as maiores de Maringá);
  • Dê preferência por regiões que possam atender às demandas de infraestrutura dos estudantes. Ou seja, bairros com fácil acesso à universidade com uma boa gama de comércios e serviços;
  • Você pode escolher entre kitnets ou imóveis com dois dormitórios. A sua escolha deve considerar o quanto deseja investir, porém ambos oferecem excelentes rendimentos;
  • Opções mobiliadas são sempre bem atrativas e podem garantir um valor ainda maior na locação. Vale a pena considerar este ponto.


A Opção Imóveis, além de garantir todo o suporte na compra do seu investimento, oferecendo assessoria jurídica e uma variedade de bons imóveis nas Zonas 07 e 08, onde estão localizadas as principais universidades, também é sua parceira na locação desses imóveis.


Contamos com um processo linear de locação que garantirá a segurança do locador e do locatário. Conheça e entenda como nós podemos te ajudar a tornar o seu investimento uma OPÇÃO lucrativa e eficaz! Entre em contato.