Como começar a investir no mercado de imóveis - Opção Imóveis - Sua Imobiliária em Maringá para Venda, Locação e Imóveis na planta - Minha Conta

Como começar a investir no mercado de imóveis

11/04/2024

Está pensando em começar a investir no mercado de imóveis? Entenda por onde começar!

Você já se perguntou quais as principais formas para investir no mercado de imóveis? O mercado imobiliário é um dos mais procurados e tradicionais quando falamos em investimento. Entretanto, ainda existem muitas dúvidas quando o assunto entra em pauta, afinal, estamos falando sobre comprar ou alugar um imóvel, seja ele pronto ou na planta.

 

O fato é que independente do formato de investimento, tomar certos cuidados e procurar um time de confiança para te ajudar no processo faz total diferença. Por isso, se você chegou até este conteúdo com a intenção de investir no mercado imobiliário, mas não sabe por onde começar, as dicas a seguir serão suas maiores aliadas. Continue a leitura e entenda todos os detalhes sobre o assunto.

Por que investir no mercado de imóveis é uma boa opção?

O ramo da construção civil e o mercado imobiliário ocupam relevantes posições na economia nacional. Ambos movimentam diretamente recursos, captação de investimentos, geração de empregos, entre outros quesitos importantes.

 

Considerando tal relevância, o investimento em imóveis mostra grande potencial e se destaca oferecendo vantagens, como:


  • Potencial de valorização: ano após ano, os preços e cotações dos imóveis tendem a subir;
  • Liquidez: bons imóveis possuem uma ótima liquidez;
  • Renda passiva: os imóveis se tornarão parte do seu patrimônio, possibilitando a oportunidade de viver da renda;
  • Risco diversificado: ao contrário de outros investimentos que geram um alto risco ao investidor, o mercado imobiliário permite diversificar o risco;
  • Preservação do patrimônio: anualmente, correções nos valores e no índice de inflação próprio acontecem no mercado imobiliário.

O que considerar para começar a investir no mercado de imóveis?

O mercado de imóveis é bastante amplo, o que torna importante considerar alguns fatores antes da sua tomada de decisão sobre qual será o investimento. Assim, é importante ter em mente:

Qual o tipo de imóvel a investir

Quando falamos em investir no mercado de imóveis, falamos também em um investimento versátil, afinal, é possível apostar em diferentes tipos de produto. Por isso, antes de dar qualquer passo, é importante conferir todas as opções.

Terreno

A compra de um terreno para investimento é uma alternativa que oferece baixo risco ao comprador, considerando que menos fatores influenciam nas oscilações de preço. Outro ponto interessante dos terrenos é que você ganha a possibilidade de construir um imóvel com as características que desejar e se planejar financeiramente para que nada saia dos eixos.

 

Além disso, caso ocorra algum imprevisto no meio do caminho, vender o terreno sem construção é algo bastante fácil, afinal, a liquidez de um lote bem localizado costuma ser alta.

Imóvel na planta

O investimento em imóveis na planta é um dos mais comuns do mercado imobiliário. O grande ponto que torna o mesmo atrativo, é que por ainda estar na fase de construção, os preços são mais acessíveis quando comparados a imóveis prontos.

 

Outro ponto que merece destaque é que o investimento em imóveis ainda em construção oferecem a oportunidade de uma venda posterior em um valor superior ao que foi pago inicialmente.

Novo ou usado

Quem deseja pular a etapa de espera pela construção pode apostar em um imóvel novo ou usado. Para este, é importante considerar seus objetivos nos quais podem ser baseados em aspectos práticos e financeiros ou emocionais.

 

Normalmente um imóvel novo irá oferecer projetos modernos, incluindo dimensões internas diferenciadas, área de lazer, número de tomadas diferenciado, entre outros pontos. Além disso, existe uma valorização mais lenta neste, bem como uma maior facilidade para um financiamento.

 

Já um imóvel usado tende a apresentar um preço mais acessível e uma localização mais específica em bairros de prestígio e tradição da cidade, considerando a idade das construções e cada região.

Imóvel comercial

Investir em um imóvel comercial, localizado estrategicamente, pode ser uma excelente oportunidade para obter uma renda fixa. Entretanto, antes de fazer a escolha, é importante conhecer bem a região e a dinâmica comercial da cidade.

 

Vale destacar que quanto mais bem preparado o imóvel estiver para atender as necessidades de uma empresa, maior poderá ser o valor do aluguel cobrado. Além disso, as atividades comerciais não costumam gerar grandes demandas de manutenção, considerando que se trata de um ambiente comercial, sua limpeza e organização se fazem indispensáveis.


Como começar a investir no mercado de imóveis?

Após conferir as vantagens e os tipos de imóveis nos quais você pode investir, é hora de saber por onde começar essa sua caminhada no mercado de imóveis. Neste passo, algumas dicas importantes a se seguir, são:

Analise o potencial de crescimento da região em que o imóvel está presente

O primeiro passo quando se decide começar a investir no mercado de imóveis é fazer uma pesquisa de mercado completa. Isso porque é indispensável entender o potencial de crescimento de cada região, avaliando o lucro que cada imóvel pode lhe proporcionar.

 

É importante lembrar que mesmo que os riscos deste tipo de investimento sejam baixos e que você tenha uma segurança maior, cada transação movimenta bastante dinheiro. Assim, tome sua decisão após levantar um grande número de informações relevantes.

Avalie as características do imóvel

É certo que a localização de um imóvel é um ponto de extrema relevância, mas não o único. Após uma análise, certamente você terá em mente quais seus objetivos sobre aquele imóvel que pretende comprar. Sendo assim, é importante conferir algumas características que possam impactar neste objetivo.

 

Imóveis mais antigos, por exemplo, podem necessitar de pequenas reformas para que seu objetivo final seja atingido. Além disso, se atente a outros fatores como os tamanhos dos cômodos, banheiros, vagas de garagem, entre outros.

Conheça as informações sobre tributação

No processo de compra ou venda de um imóvel, existem tributações específicas. O ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), por exemplo, é um dos tributos desta transação, bem como a escritura pública e o registro do imóvel. Portanto, conheça os detalhes de cada um deles e inclua os mesmos no montante do seu investimento.

Fique de olho no mercado

Muitos fatos podem acontecer na cidade, estado ou até mesmo no país, que podem influenciar nos valores de um imóvel. Por isso, é essencial fazer uma breve pesquisa antes de fazer o seu investimento. No momento da escrita deste artigo, por exemplo, passamos por uma queda na Taxa Selic, o que se torna uma grande porta de entrada para quem deseja investir no mercado de imóveis.

 

Portanto, esteja sempre de olho para saber escolher o melhor momento para o seu investimento, contando sempre com o auxílio de empresas especializadas no assunto.

A Opção Imóveis é sua maior aliada

E, é claro, quando o assunto é contar com uma empresa especializada no mercado imobiliário de Maringá, a Opção Imóveis é destaque. Com quase 30 anos de história, reunimos imóveis de alta qualidade e oferecemos um atendimento personalizado para tirar as suas dúvidas e garantir o sucesso de todo o processo de compra ou venda.

 

Independente se a sua escolha for um terreno, um imóvel na planta, novo ou usado, estamos sempre a postos para te ajudar, seja na realização do sonho da casa própria ou na conquista de um apartamento para investir.

 

Conheça e transforme uma parceria de sucesso em um investimento repleto de bons frutos.